sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Influência da Família Sobre o Desenvolvimento da Superdotação

Dessen e Braz afirmam que o desenvolvimento humano é um fenômeno complexo, compreendendo um processo de transformação que ocorre ao longo do tempo e sendo multideterminado por fatores próprios dos indivíduos e por aspectos mais amplos do contexto social no qual eles estão inseridos. Entre os fatores que podem influenciar diretamente o desenvolvimento do indivíduo, ressalta-se o ambiente familiar.
A família é um tópico bastante investigado pela ciência do desenvolvimento humano. Dessen e Braz afirmam que estudá-la é uma árdua tarefa devido à grande complexidade envolvida e à diversidade de conceitos sobre família. Minuchin caracteriza a família como um sistema complexo, constituído por subsistemas interdependentes e integrados, que estabelecem uma relação de influência recíproca com o contexto sócio-histórico-cultural que os envolve.
Diversos estudos apontam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação de um indivíduo. Por exemplo, Alencar , Bloom e Moraes, Rabelo e Salmela relatam pesquisas que mostram a influência da família e de professores no desenvolvimento de habilidades na ciência, música e esporte. Hellstedt enfatiza esta influência ao afirmar que a família constitui o ambiente social primário em que o jovem pode desenvolver a sua identidade, auto-estima e motivação para o sucesso.
A literatura também destaca a existência de uma relação de influência mútua entre a criança superdotada e sua família.
A família pode influenciar de diversas formas o desenvolvimento do talento. Entretanto, a criança superdotada também afeta a organização familiar. A família busca promover o desenvolvimento das habilidades dos filhos e, paralelamente, modifica-se em virtude das demandas deles. Nesta perspectiva, Silverman afirma que “a superdotação é uma qualidade da família, mais do que uma qualidade que diferencia a criança do resto de sua família”.
O desenvolvimento da superdotação ou talento, em uma área qualquer, é um processo que ocorre ao longo de diferentes estágios. Cada período possui suas características particulares, impondo novos desafios ao indivíduo talentoso e às pessoas que se relacionam com ele. Estes estudos mostram que, de uma forma geral, o talento se desenvolve em três estágios de aprendizagem. O estágio inicial se refere, sobretudo, à experimentação da atividade pelo jovem. Neste estágio, o fundamental é que o jovem tenha satisfação pela atividade realizada.
Posteriormente, durante o estágio intermediário, o comprometimento com a atividade se eleva. Nesta fase, o jovem dedica mais tempo à sua respectiva atividade. Por fim, no estágio final deaprendizagem, busca-se uma excelência crescente naquela determinada atividade. Cada estágio é caracterizado por um envolvimento diferenciado dos pais/família. Surgem novas oportunidades e necessidades, exigindo que os indivíduos envolvidos se adaptem a elas.
Por exemplo, de acordo com Wolfenden e Holt (2005), a proposta de Côté, relacionada ao contexto esportivo, considera que o envolvimento dos pais se modifica ao longo dos estágios de desenvolvimento. Nos anos de experimentação, que constituem os anos iniciais de aprendizagem, os pais desempenham um papel de liderança, tendo a responsabilidade de fazer com que o filho se interesse pela prática esportiva. Durante os anos de especialização, correspondentes ao estágio intermediário de aprendizagem, os pais exercem um papel de facilitadores da participação esportiva do jovem. E ao longo dos anos de investimento, caracterizados por um maior comprometimento e busca pela excelência, os pais fornecem o suporte necessário aos jovens, principalmente em termos emocionais.
Destaca-se ainda que os estágios de desenvolvimento do talento se modificam em decorrência dos diferentes estágios de desenvolvimento humano. Estudos relativos ao contexto esportivo afirmam que as famílias possuem uma influência predominante no desenvolvimento do talento durante a infância e o início da adolescência. Porém, nos estágios posteriores, os técnicos passam a exercer uma influência maior. Ou seja, as influências da família e do técnico sofrem modificações ao longo dos estágios de desenvolvimento do talento dos jovens. Na área musical, também destacam que o maior efeito decorrente do envolvimento dos pais com a prática do filho acontece quando este se encontra num estágio inicial de aprendizagem. Uma possível explicação para isso é que, com o crescimento dos filhos, as orientações dos pais passam a ser mais voltadas à independência e auto-suficiência dos jovens. Isto, por sua vez, pode resultar num maior afastamento dos pais/família em relação às atividades realizadas pelos filhos.

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