sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Características Associadas a Famílias de Indivíduos Superdotados

Diversos estudos têm sido conduzidos com o objetivo de investigar as características de ambientes familiares de pessoas que apresentam desempenho superior, em alguma área. Csikszentmihalyi e cols por exemplo, realizaram um estudo longitudinal com jovens talentosos de áreas diversas. Os autores identificaram que a integração, a harmonia da pessoa com a atividade e a diferenciação por meio de desafios constantes são aspectos necessários para o desenvolvimento do talento.
É fundamental a relação do jovem com seus professores e sua família, que proporcionarão as condições adequadas para que este desenvolvimento ocorra. Esta pesquisa também indicou que parentes de indivíduos comprometidos com suas respectivas áreas tendem a compartilhar valores relacionados à importância da realização, do esforço e da persistência. Os autores utilizaram o conceito de famílias complexas para descrever as famílias que mais incentivam o desenvolvimento do talento de seus jovens. As famílias complexas demonstram integração e diferenciação. A integração expressa o estado de estabilidade entre os membros da família, por meio do qual as crianças sentem-se seguras. A diferenciação representa a idéia de que aqueles integrantes da família são incentivados a desenvolver suas respectivas individualidades por meio de novos desafios e oportunidades.
Na área musical, Davidson e cols realizaram um estudo com crianças que estavam aprendendo a tocar instrumentos musicais e seus respectivos pais. O estudo indicou que os pais exercem um papel central em relação ao início e ao prosseguimento dos filhos no treinamento musical durante o extenso período necessário ao desenvolvimento de um desempenho notável. Além disso, foi sugerido que as crenças dos pais em relação aos talentos de seus filhos influenciam o comportamento deles, sendo determinantes para um maior incentivo ao empenho dos jovens.
Na área acadêmica, realizaram um estudo comparando famílias de crianças superdotadas e famílias de crianças não superdotadas. Os resultados mostraram que as famílias de crianças superdotadas possuem:
* mais recursos financeiros e maior educação formal;
* mais flexibilidade entre os integrantes da família;
* maior participação dos pais na vida acadêmica de seus filhos, segundo a percepção dos professores;
* menor vivência de situações de estresse na rotina familiar;
* maior comunicação dos pais acerca das altas expectativas em relação ao desempenho dos filhos.

Relacionado aos indivíduos que apresentam comportamentos de superdotação, estudos apontam a tendência de tais pessoas serem, em sua maioria, filhos únicos ou primogênitos. Os filhos primogênitos, com o nascimento de algum irmão, podem se sentir estimulados a buscar um desempenho expressivo, com a finalidade de recuperar sua posição de centralidade. Outra explicação é que os filhos primogênitos são os únicos que desfrutam, por um determinado período, da atenção exclusiva de seus pais ou outros adultos significativos. Ou seja, estes jovens, antes de seus irmãos nascerem, recebem uma maior estimulação proporcionada por seus pais, o que resulta em uma vantagem cognitiva. Posteriormente, esta estimulação é dividida entre os irmãos.

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