sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como reconhecer se o seu filho é um superdotado.

Ellen Winner considera que crianças com alto QI (academicamente superdotadas) podem apresentar, nos primeiros cinco anos de vida, algumas características que podem vir a ser percebidas por pais atentos ao seu desenvolvimento. Entre os primeiros sinais, ela destaca:
Maior tempo de atenção e vigilância, reconhecendo seus cuidadores desde cedo;
Preferência por novos arranjos visuais;
Desenvolvimento físico precoce: sentar, engatinhar e caminhar antes do normal;
Linguagem adquirida mais cedo, rapidamente progredindo para sentenças complexas; apresentando grande vocabulário e estoque de conhecimento verbal;
Super-reatividade: apresentam reações muito intensas a ruídos, dor e frustração;
Aprendizagem rápida, com instrução mínima (pouca ajuda ou estímulo de adultos);
Curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas profundas e persistência até alcançar a informação desejada;
Alta persistência e concentração, quando estão interessadas em algo;
Alto nível de energia, que pode levar à hiperatividade, quando são insuficientemente estimuladas (às vezes necessitam de menos horas de sono do que o normal para a idade);
Interesses quase obsessivos em áreas específicas, a ponto de se tornarem especialistas nestes domínios.
Com relação às habilidades relacionadas à escola e aos fatores sócio-emocionais, a autora destaca:
Apresentam leitura precoce (por volta dos quatro anos ou antes), com instrução mínima;
Fascínio por números e relações numéricas;
Memória prodigiosa para informação verbal e/ou matemática;
Destaque em raciocínio lógico e abstrato;
Dificuldades com ortografia, uma vez que pensam mais rápido do que conseguem escrever.
Freqüentemente brincam sozinhas e apreciam a solidão (por não terem outras crianças de sua idade com o mesmo interesse, ou por se sentirem diferentes);
Preferência por amigos mais velhos, próximos a ela em idade mental;
Interesse por problemas filosóficos, morais, políticos e sociais – podem tornar-se sobrecarregadas por estas preocupações precoces e desenvolverem posturas morais incomuns – como tornar-se vegetariana por escolha própria.
Em decorrência de suas altas habilidades verbais, apresentam alto senso de humor.
É importante notar que estas crianças não recebem treinamento intensivo de seus pais; muitas vezes os pais não são superdotados como elas e nem têm condições de acompanhar o desenvolvimento acelerado que se segue. Estas crianças manipulam o ambiente em que vivem para dele extrair o que necessitam, seja instrução extra, seja novos desafios ou simplesmente respostas à sua infindável curiosidade. Pais atentos a estes sinais devem encaminhar seus filhos ao psicólogo educacional, que fará uma avaliação mais ampla e cuidadosa de outras características que também possam evidenciar a existência de comportamentos de superdotação. Testes de QI, viáveis a partir de 5 anos de idade, permitem uma indicação de habilidades acadêmicas, mas pouco nos dizem a respeito da superdotação nas áreas de criatividade, liderança, habilidades psicomotoras ou artísticas, que demandam testes apropriados e uma visão multidimensional da superdotação6. Os pais devem sempre estimular a criança, desenvolver sua imaginação, instigar sua curiosidade para que possam desenvolver suas potencialidades ao máximo, oferecendo, acima de tudo, compreensão e amor incondicionais, apoiando-a naquilo que a torna única, diferente e, por tudo isso, especial.

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